Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
A Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês que apresentam algum risco de vida e todos que nascem prematuros.
A UTI Neonatal fica de plantão 24 horas e é composto por uma equipe multiprofissional como médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, auxliar e técnico de enfermagem que tem a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio e melhor desenvolvimento.
A Santa Casa de Jales conta com cinco leitos de incubadora na UTI Neonatal no qual é acomodado mantendo-se aquecido e também é monitorado por aparelhos que mostram qualquer alteração do corpinho da criança.
O bebê só recebe alta da UTI Neo quando já não apresenta risco de vida. A mãe é orientada sobre os cuidados em casa e direcionada para cuidar do seu bebê sem preocupações.
Rede de Balanço
Um novo método passou a integrar a UTI Neonatal, a rede de balanço ou redinhas que visa melhorar a qualidade da recuperação do recém-nascido de acordo com as limitações e particulares de cada um bem como visa a pratica da humanização.
A rede de balanço consiste em um artefato de tecido ou de malha resistente que são colocadas dentro das incubadoras, no qual o recém-nascido é posicionado adequadamente simulando a postura intrauterina.
Os bebês demonstraram durante a utilização das redinhas a diminuição da irritabilidade, redução de perda de calor e gasto energético, aumentaram o peso, melhoraram o tônus e postura, além de receberem estímulos sensorial e tátil.
Esse procedimento compete à humanização dentro da UTI Neonatal, que é um processo importante para a melhoria da qualidade no atendimento ao prematuro que estão aliadas a segurança técnica da atuação profissional.
A implantação do método deve ser avaliada pela equipe multiprofissional da unidade neonatal, ocorrendo de forma individual e criteriosa, considerando sempre o quadro clínico do bebê, estabilidade, peso e procedimentos realizados.