Voluntário
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Ser voluntário é amar a si mesmo e o próximo, é buscar nos mínimos detalhes a força de se fazer o bem.
Seja Amigo da Santa Casa
Este projeto vem para criar uma aproximação do voluntariado e todo o hospital, afinal, o voluntário precisa receber o valor necessário dentro da instituição. Queremos dar uma atenção aos voluntários que se dispõem do seu tempo para oferecer a outra pessoa.
QUANTAS HORAS EU TENHO PARA DEDICAR O MEU TRABALHO?
- Depende de quantas horas você pode ou quer doar. Você que escolhe o melhor dia e horário de acordo com o que disponibilizamos.
Lembre-se a sua escolha deverá ser seguida sempre, caso não puder comparecer em algum dia por algum motivo particular, é de extrema importância que comunique o setor de Comunicação do hospital.
Os setores que temos disponíveis para voluntariado são:
- Captação de Recursos (Nota Fiscal Paulista/Telemarketing)
- Cozinha
- Comunicação
- Visita religiosa
Plano de Ação
- Nota Fiscal Paulista/Telemarketing: O voluntário pode atuar na separação da nota fiscal paulista, bem como na digitação. O setor de Captação de Recursos é responsável pela Nota Fiscal e passará as coordenadas para os interessados. No Telemarketing o voluntário irá realizar ligações pedindo a contribuição da população para a instituição, todas as orientações serão passadas regularmente.
- Cozinha: No setor Nutrição o voluntário pode auxiliar na preparação do café da manhã ou tarde, colaboram na organização do almoço, entre outros trabalhos, que são especificados pela gestora ou encarregada do setor.
- Comunicação: Auxiliar nas ligações, digitação de conteúdo, recortes de jornais, bem como outros afazeres.
- Visita Religiosa: o voluntário irá percorrer pelas unidades Pediatria e Unidade I (clínica médica) do hospital para conversar com pacientes e acompanhantes que queiram ouvir a palavra de Deus. O voluntário irá oferecer a palavra da Bíblia ou alguma leitura para os que estão internados.
Etapas para ser voluntário:
- Caso a pessoa procure a Santa Casa de Jales para ser voluntário deverá procurar pelo setor de Comunicação;
- O setor irá anotar nome, telefone e endereço e orientá-lo da disponibilidade de vagas disponíveis para ser voluntário bem como o dia da integração de voluntários que é realizada pelo setor Educação Permanente na última quarta-feira do mês, de acordo com a demanda existente;
- O setor Comunicação entrará em contato com a pessoa interessada para comunicá-lo da integração;
- No dia da integração o contrato será assinado e o setor que a pessoa desejar trabalhar será destacado no mesmo;
- As funções que desempenharão serão repassadas pelo coordenador do setor escolhido pelo voluntário;
- Será apresentado os dias e horários já existentes, porém o voluntário irá optar pelo dia e horário que mais lhe agradar;
- O voluntário deverá vir no dia desejado e o setor de Comunicação irá receber o mesmo e apresentar aos colaboradores da unidade que irá atuar;
- O voluntário deverá se apresentar na recepção e assinar o livro de ponto para controle de frequência. Deverá ser apresentado no momento da entrada o documento de identidade para que seja conferido o nome do voluntário na lista de pessoas cadastradas.
- Após o nome conferido e assinado, deverá ser retirado o crachá para identificação enquanto o mesmo estiver pela instituição;
- Cada crachá é numerado de acordo com a chegada e assinatura na lista de presença. No término do trabalho voluntário, deverá ser devolvido o crachá na recepção.
- Quem não tiver realizado o cadastro de voluntários junto ao setor de Comunicação com antecedência, não terá o nome na lista de pessoas autorizadas, portanto, não terá liberação para entrada na instituição.
- A atualização do cadastro e reciclagem tem a validação de 2 anos.