Acomodações

Acomodações

A Santa Casa de Jales possui um total de 144 leitos, sendo 89 cadastrados exclusivamente no Sistema Único de Saúde – SUS. Todos os apartamentos possuem ar condicionado, TV com controle remoto, wi-fi, banheiro privativo e equipado com barras de segurança para o paciente, camas terapêuticas e cadeiras reclináveis para acompanhante.

Conforto e segurança são oferecidos aos pacientes e acompanhantes para garantir o bem-estar e o acolhimento dos usuários.

Banco de Leite

Banco de Leite

O leite materno é considerado pelos especialistas a alimentação mais completa para o bebê, pois contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas. Possui, também, muitas substâncias nutritivas e de defesa que não são encontrados em outros tipos de leite, além de ser adequado, completo, equilibrado e suficiente para o recém-nascido.

Por tal motivo, a equipe de enfermagem e pediatras da Santa Casa realizam um trabalho de conscientização, informando a importância de amamentar os bebês nos primeiros meses de vida.

Para as mães que desejarem compartilhar do seu leite é necessário vir até a Santa Casa de Jales, trazer a carteirinha de gestação, RG, CPF, cartão SUS, para a realização do cadastro, dessa forma será retirada uma quantidade desse produto em um vidro estéril, que é congelado e encaminhado para Votuporanga, local em que é realizado a pasteurização desse leite. Após este procedimento, o leite volta para o hospital e são disponibilizados aos bebês internados.

As interessadas em doar leite materno devem entrar em contato pelo telefone (17) 3622-5000 ramal 5045, para orientações e agendamento. Salienta-se que o atendimento é realizado 24 horas por dia.

Banco de Sangue

Banco de Sangue

A Santa Casa conta com um Banco de Sangue que realiza a distribuição das bolsas para a própria instituição, Hospital de Câncer e Santa Casa de Palmeira D’ Oeste. Desde 1999 o espaço é comandado pelo Hemocentro de Fernandópolis.

As pessoas que desejarem doar sangue devem informar-se no Hemocentro de Fernandópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 12h. A unidade fica situada à Rua Santista, n.º 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.

O telefone para informações é o (17) 3442-5544. Na Santa Casa de Jales você pode ligar para (17) 3622-5000 ramal 5012.

Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico é composto por seis salas, sendo uma sala de parto, sala de recuperação pós-anestésica e uma sala para procedimento ambulatorial. Oferecemos aos pacientes salas com as mais avançadas tecnologias para procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade.

O Centro Cirúrgico é composto por equipamentos para vídeo - cirurgia equipe geral, urologia, ortopedia, arco cirúrgico (imagem para as cirurgias) e todas as salas são equipadas com carrinho de anestesia.

Contamos com sistema de gestão integrada que é possível visualizar RX imagem, exames laboratoriais, controle de agendamento e cancelamentos de cirurgias.

Consultórios

Consultórios

Para maior comodidade a Santa Casa possui três consultórios para atendimento dos pacientes particulares nas especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Neurologista, Neuropediatra, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Urologia. Mais informações sobre as consultas (17) 3622-5000.

Emergência 24h

Emergência 24h

A Emergência é a unidade destinada a assistência de doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos a saúde necessitam de atendimento imediato. A Santa Casa possui atendimento emergencial 24h aos pacientes conveniados, particulares e os regulados por algum órgão de saúde, como UPA, SAMU, entre outros.

A unidade de Emergência inserida na Santa Casa de Jales compõe de uma estrutura física com cinco leitos, separados entre si por cortinas de plástico, material para melhor limpeza. Os dois primeiros leitos são utilizados para medicação dos pacientes que ali passam por consulta ambulatorial ou atendimento inicial pré-internação com diagnósticos menos graves e os outros três leitos, situados mais ao fundo do setor, são destinados aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos, de atendimento imediato, na maioria das vezes encaminhados pelo SAMU ou então os pacientes já internados na instituição que apresentam alguma complicação e precisam de uma intervenção médica imediata. Logo após os dois primeiros leitos iniciais, há um espaço com quatro poltronas em um box, que são utilizadas também para medicar pacientes com grau menos complexo ou que não precisam, necessariamente, ficarem deitados para medicação.

Anexo há uma sala de consulta utilizada pelo médico plantonista e outra sala próxima a qual é feita a triagem (classificação de risco) das pessoas que chegam para serem atendidas. A triagem, função exercida pelo enfermeiro na Emergência, é realizada para dar maior eficiência ao atendimento, efetuando uma primeira avaliação do paciente. O objetivo é classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os  que  necessitam  de  atendimento  médico mediato ou imediato bem como funcionar como um instrumento de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda desses serviços.

A classificação de risco é simbolizada pelas cores: Vermelho, Amarelo, Verde e Azul.

Vermelho. Paciente em condição grave, com risco de morte e necessidade de atendimento imediato.
Amarelo. Paciente deverá receber o cuidado no máximo em 30 minutos.
Verde. Paciente com menor grau de urgência e/ou risco de complicação. Não necessita de intervenção imediata, avaliação médica no máximo em uma hora.
Azul. Paciente em condição não urgente, baixa complexidade, urgência menor, atendimento dentre um a seis horas.

Farmácia

Farmácia

A Santa Casa conta com uma estratégica e exemplar farmácia hospitalar, que tem como objetivo o comprometimento com o paciente e o princípio de oferecer com segurança medicamentos de qualidade.

Composta por profissionais como: farmacêuticos, técnicos de farmácia e agentes administrativos, o setor visa sempre manter a capacitação profissional do farmacêutico para a prática da assistência hospitalar, integrando-o ao atendimento, acompanhamento fármaco terapêutico as ações relativas à promoção e recuperação da saúde.

Uma estratégia utilizada também pelos colaboradores do setor é participar de equipes multidisciplinares, como a Comissão de Curativos, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Padronização de Medicamentos, conforme protocolos médicos, para uma ampla assistência ao paciente.

Dentre as várias implantações está o kit de materiais para cirurgias, elaborado conforme solicitação prévia da enfermagem e dos médicos responsáveis por estes procedimentos. Outro método eficaz e seguro é individualizar os medicamentos para cada paciente assim que prescrito, com etiqueta de identificação, fornecendo todas as informações necessárias para aplicação.

Fisioterapia

Fisioterapia

A Santa Casa possui fisioterapeutas que atuam em conjunto, formando uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

A fisioterapia atua na promoção, prevenção e reabilitação do movimento humano em todas as suas dimensões, com foco na funcionalidade. Sendo, uma das especialidades mais frequentes no processo de reabilitação, os fisioterapeutas atuam na recuperação da função e mobilidade, alivio da dor, prevenção ou limitação das disfunções físicas de indivíduos hospitalizados ou em acompanhamento ambulatorial.

Assim sendo a fisioterapia tem como objetivos:

  • Prevenção de complicações pulmonares, promovendo a higiene brônquica com sequência a reeducação respiratória, realizando exercícios e manobras pulmonares para melhora da função respiratória;
  • Evitar a atrofia muscular e manter e/ou restaurar a amplitude articular;
  • Aliviar a dor necessária;
  • Prevenir trombose venosa, embolia pulmonar, pneumonia e hipotensão postural;
  • Diminuir a ansiedade do paciente;
  • Restaurar a autonomia para as atividades de vida diária e preparar para a deambulação;
  • Educar o paciente quanto a sua doença e eventuais mudanças de hábitos.

Os profissionais da Santa Casa atuam desde o pré-operatório cirúrgico até pessoas com quadro de complexidade mais graves na UTI. Além de promover a readaptação do paciente frente as incapacidades apresentadas na sua vida, proporcionando o restabelecimento da saúde nas condições possível para alta hospitalar.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz, por isso é tão importante o Teste da Orelhinha.

A Santa Casa realiza esse exame por meio de uma profissional fonoaudióloga que atende todas as terças e quintas-feiras das 9h30 às 11h. A mãe ou responsável deve trazer a criança logo no primeiro mês, para saber se está tudo bem com a audição do bebê.

Gastronomia Hospitalar

Gastronomia Hospitalar

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa tem como principal objetivo contribuir de maneira benéfica na recuperação ou manutenção do estado de saúde dos pacientes.

A instituição trabalha com ingredientes naturais, evitando alimentos industrializados. A proposta é utilizar frutas, verduras e legumes da época. As refeições são preparadas de maneira simples, evitando pratos exóticos e muito diferentes dos hábitos alimentares da região.

As prescrições dietéticas são individualizadas e preparadas de acordo com as diferentes patologias. São fornecidos quatro refeições básicas por dia: desjejum às 07h, almoço às 11h30, lanche às 15h e jantar às 18h30. Refeições intermediárias também são oferecidas como lanche da manhã e ceia para pacientes que apresentam risco nutricional ou portadores de diabetes.

Higiene e Limpeza

Higiene e Limpeza

A Higiene e Limpeza conta com equipe qualificada e otimizada, trabalhando em turnos e atendendo 24h as necessidades da instituição. Essa equipe conta com produtos químicos devidamente regularizados pela Anvisa, tendo a central de diluição que garante produtos diluídos de forma correta para atender a demanda de qualidade e consumo, assim realizando a desinfecção correta das áreas. Vários carrinhos de higienização são utilizados para alocar os produtos e demais insumos utilizados pelos profissionais durante a jornada de trabalho, otimizando o tempo e melhorando o atendimento nos setores.

Hotelaria

Hotelaria

Em janeiro de 2016 foi criado o setor de Hotelaria hospitalar, contando com um gestor dessa área que contempla as equipes de apoio: Recepção, Lavanderia, Higiene/Limpeza, Manutenção e Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

A Hotelaria vem para rever processos desses setores visando sempre a qualidade, melhoria no atendimento, rotinas, procedimentos operacionais padrão (POP), redução e adequação de custos dos setores.

Laboratório - Centro Regional de Imagem

Laboratório - Centro Regional de Imagem

O Centro Regional de Imagem (CRI) tem por excelência a prestação de serviços nas áreas de radiologia e diagnóstico por imagem. Com um corpo clinico capacitado e equipamentos modernos, o CRI está apto para atender seus pacientes com qualidade, satisfação e agilidade nos resultados.
Pensando sempre em oferecer o melhor para médicos e pacientes, o CRI investe constantemente em estrutura, equipamentos de ponta, seu corpo clínico é altamente especializado para oferecer diagnósticos precisos.
Qualidade de vida. Esse é o objetivo da clínica que é referência em diagnósticos por imagem na região noroeste paulista.
Rua Quatorze, 2084 – Centro - (17) 3621-4244.

Laboratório - Cytos Diagnósticos Médicos

Laboratório - Cytos Diagnósticos Médicos

O laboratório Cytos realiza uma ampla gama de exames de apoio a diagnósticos médicos, visando sempre a total qualidade e satisfação dos clientes e parceiros. Especializados em diagnósticos médicos nas áreas de anatomia patológica, citologia e análises clínicas, contam com uma ampla equipe de profissionais altamente qualificada, capaz de conduzir a rotina diagnóstica com agilidade e segurança.
Avenida João Amadeu, 2049 – Centro – (17) 3622-5000.

Laboratório - Oswaldo Cruz

Laboratório - Oswaldo Cruz

O laboratório de análises clínicas há 49 anos trabalha atendendo seus clientes de maneira comprometida e humanizada, servindo Jales e região com exames de altíssima qualidade com nota de excelência no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Com profissionais qualificados e aparelhos de última geração o laboratório Oswaldo Cruz é referência em análises clínicas e trabalha com vários convênios, tudo para melhor atender o cliente.
Avenida João Amadeu, 2022 – Centro – (17) 3632-2193

Laboratório - São Roque

Laboratório - São Roque

O laboratório abrange a maioria dos convênios e os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, atendendo também diversos hospitais em anatomia cirúrgica e citologia oncótica. O São Roque Medicina Diagnóstica conta com equipe médica habilitada pela Sociedade Brasileira de Patologia, 10 profissionais Biomédicos e Bioquímicos que são responsáveis pelo controle e gerenciamento dos diversos departamentos, realizando uma gama de exames de média e alta complexidade em suas nove unidades localizadas na região.
Avenida João Amadeu, 2042 – Centro – (17) 3632-1716
Rua Sete, 2720 – Centro – (17) 3622-5470

Lavanderia

Lavanderia

Contamos com lavanderia própria, equipe qualificada, espaço físico adequado com barreira sanitária, equipamentos industriais (hospitalar), produtos químicos regularizados pela Anvisa e dispensados via dosadores industriais, qualidade de processos visando segurança na higienização e desinfecção têxtil. Temos também o setor de costura dentro dessa unidade para confecção de novos itens, adequação do enxoval e também pequenos reparos.

Manutenção

Manutenção

A Santa Casa conta com o setor de Manutenção Predial que é responsável pelas manutenções corretivas e instalações nos sistemas: hidráulicos, elétricos, pequenas reformas, pinturas, equipamentos industriais e manutenção preventiva de todos os setores e áreas da instituição. Contamos também com a Manutenção Eletrônica que realiza a parte preventiva e corretiva dos equipamentos eletrônicos da instituição e atua em nosso grupo gerador interligado a nossa cabine primária.

Ortopedia

Ortopedia

A Santa Casa possui em seu corpo clínico especialistas em Ortopedia que realizam procedimentos operatórios, avaliações em pacientes internados e ambulatoriais. Todos os procedimentos cirúrgicos de urgência são realizados e, além disso, realiza procedimentos eletivos de acordo com a contratualização para os pacientes agendados via CROSS.

O ambulatório de Ortopedia possui contratualizados 375 consultas, sendo destinado uma cota de 225 para agendamento via CROSS. E mais 150 consultas são destinadas aos atendimentos de pacientes internados, retornos operatórios e/ou pacientes de urgências dos 16 municípios da região que se enquadram no protocolo.

Raio-X

Raio-X

A Radiologia da Santa Casa de Jales é composta por profissionais altamente qualificados que prestam atendimento aos pacientes realizando todos os tipos de Raio-X em geral e contrastados, incluindo também a urografia excretora.

Todos os exames são digitais o que promove uma melhor qualidade nas imagens, pois quando é gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa a radiação do que a radiografia convencional. Vale lembrar que tudo isso sem uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiografia bem mais sustentável. Todas as imagens são gravadas em CDs.

Outra vantagem da radiografia digital é a possibilidade de processamento da imagem no computador que permite rapidamente a analise do médico, com isso há uma maior agilidade e eficiência no processo de avaliação do profissional.

Horário de atendimento das 7h às 17h ambulatoriais. Técnicos na Santa Casa das 7h às 22h e plantões para casos de urgência e emergência até às 6h.

Recepção / Internação

Recepção / Internação

A Santa Casa é composta pela: recepção principal que realiza o atendimento ao público, telefonia/PABX, atendimento de procedimentos ambulatorial, consultas de urgência, tomografia, teste da orelhinha, consulta pré-anestésica, Internações: particular, convênios e SUS, agendamento cirúrgicos eletivos (SUS) e portaria de visita/acompanhante, e ainda temos a recepção de atendimento de ultrassonografia, recepção de atendimento de Raio-X e a recepção de atendimento do ambulatório de ortopedia.  

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

A Santa Casa de Jales possui um tomógrafo que é um equipamento dos mais avançados do mercado, diferencia-se por ter um método de diagnóstico por imagem avançada de alta resolução, produzindo resolução próxima da realidade, com reconstruções tridimensionais, estudos vasculares, possibilitando uma avaliação mais segura e rápida, capaz de gerar em 10 minutos várias imagens.

O Centro de Tomografia Computadorizada foi inaugurado no dia 30 de outubro de 2014, proporcionando mais facilidade e comodidade à população que não precisa se deslocar para outras cidades para a realização desses exames.

Os exames são realizados por uma equipe multiprofissional especializada composta por médicos radiologistas, biomédicas especialistas em imagem e equipe de enfermagem.

O método é indicado para todas as regiões do corpo humano e também pode ser realizado em todas as etapas do tratamento do câncer, desde o seu rastreamento, diagnóstico ou mesmo durante e depois do tratamento. Trata-se de um exame seguro e eficaz que produz imagens de excelente qualidade.

Ultrassom

Ultrassom

A Santa Casa de Jales além de vários serviços prestados à população de Jales e região, conta com o setor de Ultrassonografia, que atende as pessoas oferecendo uma variedade de exames.

Localizado em um espaço estratégico nas dependências do hospital, o setor conta com uma equipe capacitada de recepcionistas e médicos.

Dentre os serviços prestados estão os exames de: abdome total, sistema urinário, próstata, obstétrica, morfológico, tireoide, cervical, mama, exames de ultrassonografia do aparelho urinário (rins, bexiga), glândulas salivares, ecografia de abdômen total, entre outros.

Os mais de 50 tipos de exames são executados com aparelhagem moderna e atualizada, atendendo convênio, particular e pacientes internados pelo SUS. O horário de atendimento ambulatorial é de segunda a sexta, das 7h às 18h, aos sábados também são realizados atendimentos particulares e todos os dias da semana disponível para pacientes internados na Santa Casa.

Agendamento pelo telefone (17) 3622-5000 ramal 5065.

Unidade de Terapia Intensiva Adulto

Unidade de Terapia Intensiva Adulto

A Unidade de Terapia Intensiva - UTI é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos, que com o suporte e tratamentos intensivos tenham possibilidade de se recuperar.

Localizado no segundo andar da Santa Casa de Jales, ao lado do setor Farmácia, sua estrutura física compreende 10 leitos, sendo nove cadastrados no Sistema Único de Saúde - SUS e ainda compõe-se de um isolamento.

A unidade conta com equipamentos de última geração que são adequados para todo o tipo de paciente, dando o suporte de vida em situações críticas para pacientes de baixa e média complexidade.

A equipe da UTI conta com profissionais altamente qualificados, incluindo médicos, enfermeiros, auxliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e equipe da farmácia, todos presentes para prover o melhor cuidado aos pacientes.

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês que apresentam algum risco de vida e todos que nascem prematuros.

A UTI Neonatal fica de plantão 24 horas e é composto por uma equipe multiprofissional como médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, auxliar e técnico de enfermagem que tem a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio e melhor desenvolvimento.

A Santa Casa de Jales conta com cinco leitos de incubadora na UTI Neonatal no qual é acomodado mantendo-se aquecido e também é monitorado por aparelhos que mostram qualquer alteração do corpinho da criança.

O bebê só recebe alta da UTI Neo quando já não apresenta risco de vida. A mãe é orientada sobre os cuidados em casa e direcionada para cuidar do seu bebê sem preocupações.

Rede de Balanço

Um novo método passou a integrar a UTI Neonatal, a rede de balanço ou redinhas que visa melhorar a qualidade da recuperação do recém-nascido de acordo com as limitações e particulares de cada um bem como visa a pratica da humanização.

A rede de balanço consiste em um artefato de tecido ou de malha resistente que são colocadas dentro das incubadoras, no qual o recém-nascido é posicionado adequadamente simulando a postura intrauterina.

Os bebês demonstraram durante a utilização das redinhas a diminuição da irritabilidade, redução de perda de calor e gasto energético, aumentaram o peso, melhoraram o tônus e postura, além de receberem estímulos sensorial e tátil.

Esse procedimento compete à humanização dentro da UTI Neonatal, que é um processo importante para a melhoria da qualidade no atendimento ao prematuro que estão aliadas a segurança técnica da atuação profissional.

A implantação do método deve ser avaliada pela equipe multiprofissional da unidade neonatal, ocorrendo de forma individual e criteriosa, considerando sempre o quadro clínico do bebê, estabilidade, peso e procedimentos realizados.

SAIBA SOBRE OS HORÁRIOS DE VISITA

Saiba Mais

Endereço

Av. João Amadeu, 2049, Centro,
CEP 15700-082, Jales-SP

Telefone

Fone: 17 3622-5000
Atendimento Geral da Santa Casa

Ouvidoria

Fone: 17 3622-5000 ramal 5115
ouvidoria@santacasajales.com.br

Assessoria de Comunicação

Fone: 17 3622-5007
comunicacao@santacasajales.com.br