HumanizaSUS

Grupo de Trabalho de Humanização - GTH

A humanização preza em proporcionar aos pacientes e acompanhantes uma atenção acolhedora, humana e resolutiva.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS) é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde.

O GTH consiste em abranger gestores e a própria administração hospitalar com o objetivo de elaborar, discutir e implantar ações que visam a melhoria da qualidade e prestação dos serviços aos usuários, bem como, aos colaboradores no próprio ambiente de trabalho.

O GTH é peça chave na HUMANIZAÇÃO, este grupo é responsável por alcançar a qualidade dos colaboradores e usuários do SUS. Além disso, o grupo é a peça que detecta o que deve ser mudado dentro do ambiente de trabalho, trazendo ideias e sugestões de melhorias a serem implantadas. Este grupo é fundamental para estimular a iniciativa de humanização.


Centro Integrado de Humanização – CIH

Tem como missão garantir a execução das ações de humanização da Santa Casa de Misericórdia de Jales estabelecidas no Grupo de Trabalho da Humanização e políticas existentes.

O Centro Integrado de Humanização – CIH consiste em fortalecer as Políticas de Humanização:

  • Melhorar a relação entre gestão, colaborador e usuário;
  • Acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH);
  • Monitorar os resultados no Plano Institucional de Humanização criado pelo GTH;
  • Propor melhorias de atuação dos problemas detectados pelo GTH, pela avaliação de satisfação do usuário e também pela avaliação dos colaboradores deixado na caixa Sugestão Mais.

O Centro Integrado de Humanização (CIH) tem por finalidade:

  • Desenvolver a cultura da humanização na instituição;
  • Fortalecer e articular as iniciativas de humanização já existente e instaladas pelo GTH;
  • Ser um espaço de construção de processos de trabalho, de forma conjunta e integrada, da organização administrativa e assistencial da Santa Casa de Jales;
  • Facilitar e promover a integração entre as áreas e entre as categorias profissionais;
  • Propor melhorias na assistência que reforce a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e ético;
  • Valorizar o profissional da saúde e estimular a educação permanente;
  • Desenvolver lideranças capazes de direcionar ações de impacto sobre o capital humano;
  • Contribuir para a melhoria das relações de trabalho e da gestão;
  • Desenvolver indicadores de resultados e incentivo ao proceder na vertente da humanização;
  • Discutir e analisar os problemas que dificultam o funcionamento do serviço juntamente com o GTH, elaborando ações e melhorias da qualidade da prestação de serviço no ambiente de trabalho;
  • Expor a realidade enfrentada pelos setores tanto para o GTH quanto para a administração.

O CIH é composto por colaboradores da instituição, escolhidos através de votação do GTH e com mandato vigente de dois anos podendo, a critério do GTH, ser prorrogável por igual período.

O CIH está no organograma ligada diretamente a Administração do hospital.

A CIH tem como competência:

  • Contribuir para o mapeamento ascendente de necessidades e ativos na unidade com o objetivo de orientar o desenvolvimento do Plano Institucional de Humanização;
  • Incentivar a utilização da análise de resultados de Pesquisa de Satisfação de Usuários e das manifestações dos serviços de atenção ao usuário como instrumentos para formulação do Plano Institucional de Humanização (PIH);
  • O CIH incorporarão ao seu funcionamento, o acompanhamento dos serviços de escuta e atenção ao usuário e aos profissionais existentes nas unidades e apoiará a GTH;
  • Constituem, ainda, atribuições do CIH as elencadas no documento Política Estadual de Humanização – HumanizaSES, disponíveis no portal: www.saude.sp.gov.br/ses/institucional/humanizacao
  • Serão formulados e implementados pelo CIH os Planos Institucionais de Humanização – PIH.

Responsabilidades adquiridas pelos integrantes do CIH.

  • O Presidente do CIH será responsável por disseminar todas as informações com o GTH, os articuladores da DRS XV São José do Rio Preto, bem como a Supervisão Administrativa;
  • O Vice-Presidente deverá assumir a responsabilidade na ausência do presidente e cobrar resultados;
  • O secretário ficará responsável pelas atas e leitura antes das reuniões, evidenciando pontos a serem discutidos.

O CIH desenvolve com o GTH, práticas de gestão e atenção à saúde, voltadas as pessoas e qualidade do trabalho:

  • Valorização a vida;
  • Disseminação e colocação em prática a humanização entre usuários e colaboradores;
  • Comprometimento com a qualidade do trabalho;
  • Estímulo ao trabalho em equipe e à construção de redes cooperativas;
  • Estímulo à participação, autonomia e responsabilidade.

Endereço

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CEP 15700-082, Jales-SP

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