A Santa Casa de Misericórdia de Jales iniciou na última sexta-feira (12) o curso gratuito de Capacitação em Libras para os colaboradores da instituição. O objetivo da ação é fortalecer a comunicação acessível, segura e humanizada aos clientes atendidos no hospital.
As aulas serão conduzidas pela professora Aline Ferreira, graduanda em pedagogia, educação especial, letras Libras UFGD; pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência auditiva, AEE, educação de surdos em perspectiva bilingue, psicomotricidade, Libras e TILS, toda sexta-feira no período de 6 meses com duração de 1h cada aula, com direito a certificado ao final do curso.
Para a Presidente da Comissão de Boas Práticas, Bruna Belão, o projeto é o primeiro passo para inclusão dentro do hospital. “A Libras é fundamental para garantir um atendimento digno e humanizado às pessoas surdas, possibilitando uma comunicação acessível e eficaz, permitindo que expressem suas necessidades e sejam atendidas com respeito e compreensão."
Na primeira aula os colaboradores já aprenderam sinais básicos do alfabeto, cumprimentos como “olá” “bom dia, boa tarde e boa noite” e frases úteis, como “em que posso ajudar?”, “por favor” e “obrigado”, que são importantes para a comunicação com pessoas surdas. O projeto abordará o acesso ao vocabulário e à contextualização em libras com foco na saúde, para interpretar, compreender e reproduzir a linguagem de sinais durante o atendimento, desde a recepção do cliente até a parte assistencial.
Para a professora de libras, Aline Ferreira, o projeto representa um grande avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva. “É com muita alegria que iniciamos este curso, reforçando o compromisso com a humanização pela acessibilidade da comunidade surda, que possui direitos fundamentais e precisa ser valorizada. Neste mês de conscientização e valorização da comunidade surda, registro minha gratidão à Santa Casa pelo apoio e pela contribuição na inclusão e no fortalecimento da acessibilidade. Estamos juntos!”, reforçou a professora.
Setembro Azul: conhecido como "Setembro Azul" ou “Setembro Surdo”, este mês celebra as conquistas e a identidade da comunidade surda, ao mesmo tempo em que promove a reflexão sobre os desafios da inclusão e da acessibilidade para as pessoas surdas, como a falta de recursos de Libras e a conscientização sobre a importância da língua de sinais. No 26 de setembro é o marco principal, pois celebra o Dia Nacional dos Surdos no Brasil, data escolhida para homenagear a fundação do primeiro instituto de educação para surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Av. João Amadeu, 2049, Centro,
CEP 15700-082, Jales-SP
Fone: 17 3622-5000
Atendimento Geral da Santa Casa