Na última segunda-feira (26) foram entregues aos pacientes das Síndromes Gripais e aos colaboradores que fazem parte da frente de combate ao COVID-19, cartas com textos e desenhos confeccionados por alunos da escola Anglo de Jales.

Daisy Romagnoli, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, descreveu o projeto “As cartas fazem parte do projeto “Cartas com Amor” e nasceu com o objetivo de ressignificar e possibilitar novos aprendizados que potencializam a consolidação dos vínculos família/escola e comunidade.  A proposta inicial era que nossos pequenos, orientados pelos professores através de sensibilização sobre o tema durante as aulas, expressassem por meio de desenhos e frases a importância das pessoas que cuidam dos acometidos pela covid. Surpreendentemente, o envolvimento das famílias ultrapassou as expectativas e o resultado está aí: muitas cartas de amor, respeito e gratidão aos diversos segmentos de trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Jales”.

Referente aos resultados, ela comenta que o alcance foi positivo: “Estamos todos muito felizes, uma vez que nosso projeto foi além das atividades pautadas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pois enalteceu, através da união entre a escola e as famílias, o fortalecimento de características humanas nesse momento tão triste que estamos atravessando, e deixou um lindo recado para a comunidade em geral: mesmo não nos conhecendo, mesmo estando distantes, a pandemia nos fez uma só família!” – relatou a professora.

Bruna, do Recursos Humanos, Fernanda, Suellen, Laís, Kenyo e Rosemara, da Enfermagem e Nilce, do Serviço de Higiene e Conservação.

Dr. Eduardo Okajima, Dr. Mauricio Kenzo, Fisioterapeuta Luciene e Dra. Paula Bavaresco.

Na sexta (23) de abril, o Provedor Carlos Toshiro Sakashita, o gerente administrativo Rafael Carnaz e a supervisora assistencial, Ana Lúcia Silva, recepcionaram a equipe da escola que trouxeram até a instituição as cartas dos alunos.

Bernardo Neto, Rafael Carnaz, Kássia Milena, Ana Lúcia Silva, Sandra Sayuri, Provedor Carlos Toshiro.

A instituição possui unidade de enfermaria e UTI exclusivamente para Síndromes Gripais, que possui profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de raio-X, recepcionistas e serviço de higiene e conservação.

Ana Lúcia, supervisora assistencial, que entregou em mãos as cartas a cada paciente, comentou: “Eles gostaram, ficaram felizes por terem sido lembrados. Muitos pacientes se emocionaram. É um momento, uma fase, em que estão mais frágeis emocionalmente. Então iniciativas como essa, não tocam apenas eles, mas todos que estão, a cada dia, nessa batalha”.

Abaixo, as cartas enviadas pelos alunos:

Desde março de 2020, quando os atendimentos foram iniciados, pacientes de Jales e municípios que fazem parte das cidades referenciadas, tais como: Aparecida D´Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira D´Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil, regulados pela DRS-XV de São José do Rio Preto, além de receber também pacientes de outras cidades e estados, recebem todo o suporte hospitalar necessário para o tratamento contra o vírus.