A Santa Casa de Misericórdia de Jales, até o fechamento do Informe Covid-19, às 10h de 22 de abril de 2021, realizou 1.534 atendimentos a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19; apenas em 2021 foram 409 pacientes que contaram com toda assistência necessária. A instituição possui unidade de enfermaria e UTI exclusivamente para Síndromes Gripais, que possui profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de raio-X, recepcionistas e serviço de higiene e conservação. O primeiro atendimento foi realizado em 3 de março de 2020.

Os atendimentos abrangem pacientes de Jales e municípios que fazem parte das cidades referenciadas: Aparecida D´Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira D´Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil, regulados pela DRS-XV de São José do Rio Preto, além de receber também pacientes de outras cidades e estados.

O médico infectologista da instituição, Dr. Maurício Fernando Favaleça, explicou como o serviço é prestado: “O fluxo de atendimento é regulado pela CROSS, sendo o hospital referência para os casos de internação. Os pacientes são avaliados pelos médicos dos setores de enfermaria e UTI onde permanecem nos setores de acordo com sua gravidade. O setor de enfermaria é composto por 20 leitos, sendo alguns quartos de isolamento individual para casos suspeitos de COVID-19 e uma sala de emergência, enquanto na UTI são 11 leitos. Os dois setores são compostos por uma equipe multidisciplinar sendo uma escala médica de 24 horas diárias”, destacou Favaleça.

Alan Alves Vituri, ficou 18 dias internado na enfermaria, em agosto do ano passado. “Fui muito bem atendido por todos só tenho que agradecer” comentou, enaltecendo a equipe da instituição. “Muito gratificante saber que Deus me deu uma nova chance”, lembrou Vituri.

César Augusto Rúbio, supervisor administrativo, que ficou 9 dias internado, lembrou do período: “Uma coisa que me chamou muito a atenção, foi a preocupação de toda a equipe envolvida, tanto os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Quanto ao pessoal do serviço de Nutrição e Dietética, me chamou muito a atenção foi na hora do jantar que recebi a minha refeição, na qual estava afixada uma frase de força e esperança, que dizia que Deus ia colocar ar nos nossos pulmões”. Quando César recebeu a notícia que teria alta: “Senti gratidão a Deus, a toda a equipe com os cuidados. Quando estamos nessa situação, ficamos mais sensíveis, pensando se iremos nos recuperar”.

A instituição mantém divulgação diária em sua página do Facebook, informe com a ocupação hospitalar, assinado pelo médico responsável Dr. Maurício Kenzo Maruyama, com os leitos disponíveis e leitos ocupados, tanto de enfermaria quanto de UTI. Atualmente, o hospital trabalha para ampliação com aquisição de equipamentos para a disponibilização de novos leitos de UTI destinados ao combate a pandemia, que poderão chegar ao total de 21. Os recursos são oriundos da “Campanha pela Vida” e repasse de recursos de municípios referenciados, para que o hospital consiga equipar os leitos e custeio garantido pelo prefeito municipal de Jales, através do governo do Estado.