A Santa Casa de Jales, representada pela Supervisora Assistencial, Ana Lucia da Silva, a Coordenadora da Maternidade, Ana Paula Faváro, e pelas colaboradoras do Centro Integrado de Humanização, Ana Paula Molina e Bruna Azevedo, realizou no dia 30 de maio visita técnica ao Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto e ao Hospital Padre Albino de Catanduva. A equipe foi acompanhada pelas Articuladoras de Humanização Ana Virginia Bortoloto Sossai e Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, pela Articuladora da Saúde da Mulher, Bruna Crema e pela Interlocutora da Saúde da Criança, Rosana Heron, do DRS XV – São José do Rio Preto.

O foco da visita ao Hospital da Criança e Maternidade foi o “Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) na Obstetrícia”, que é um dispositivo da Política Nacional de Humanização e uma Diretriz da Rede Cegonha, e consiste em qualificar o acesso das usuárias ao serviço. As colaboradoras Giovana e Isabella apresentaram todo o processo de trabalho realizado na instituição, desde o acolhimento até o momento da alta. Elas também abordaram o incentivo ao parto humanizado, o direito de acompanhante de livre escolha da a gestante e a importância de uma equipe qualificada e preparada para acolher a gestante, esclarecendo suas dúvidas, diminuindo sua ansiedade e insegurança e, principalmente, respeitando seu protagonismo. A visita técnica e os contatos estabelecidos ajudarão a equipe da Santa Casa de Jales na reorganização do processo de trabalho, na qualificação do cuidado Materno-Infantil e na elaboração do protocolo específico para ACCR na Obstetrícia.

No período da tarde, as colaboradoras da Santa Casa de Jales tiveram a oportunidade de conversar com a equipe da Maternidade do Hospital Padre Albino, enfermeiras Aline e Denise e o médico ginecologista e obstetrícia Dr. Mauro e, em seguida, acompanharam a “Visita da Gestante à Maternidade”. Essa ação tem como objetivo acolher a gestante, favorecer o vínculo com a equipe multidisciplinar, compartilhar informações e esclarecer as dúvidas das gestantes sobre Parto Normal e Parto Cesárea, Aleitamento Materno e cuidados com o recém-nascido. Essa visita inspirou a equipe e ajudará na elaboração do projeto para implantação da visita das gestantes da Região de Jales à Maternidade.

Agradecemos às equipes dos dois Hospitais por ter acolhido a Santa Casa de Jales para vivenciar experiências diferentes, sendo possível aprimorar e qualificar o cuidado às gestantes e aos recém-nascidos na Região de Jales. Parabéns a todos pelo grande trabalho e compromisso com a Humanização.