Na última semana, o setor de Captação de Recursos da Santa Casa de Jales acompanhou a cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto em Brasília com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente Geraldo Alckmin, do Presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, de ministros e de representantes de entidades do setor.

Nísia Trindade, Ministra da Saúde, assinou portaria que libera repasse de R$ 2 bilhões, em parcela única, portaria que ainda não foi publicada. Serão contempladas 3.288 entidades de saúde privadas sem fins lucrativos, como as Santas Casas.

O Vice-Presidente comentou sobre a importância das Santas Casas e ressaltou o programa Santas Casas sustentáveis, da época em que fora governador do estado de SP. Na ocasião, o departamento de Captação de Recursos teve a oportunidade de conversar brevemente com o Vice-Presidente, e enfatizar a importância do anúncio e o quanto a Santa Casa de Jales é uma instituição estratégica para a sua região e população, bem como a necessidade da entidade receber recursos financeiros do Estado para manter os atendimentos de excelência.

Sobre a portaria: É proveniente da Lei Complementar 197, de 2022, que determinou que os montantes financeiros remanescentes, derivados de transferências do Ministério da Saúde nas contas abertas dos estados, Distrito Federal e municípios, anteriores a 1º de janeiro de 2018, fossem empregados para financiar serviços prestados por organizações privadas sem fins lucrativos que complementam o SUS, até alcançar a quantia de R$ 2 bilhões. A nova portaria, assinada, traz a definição do valor máximo destinado a cada entidade filantrópica, considerando a proporção total de instituições registradas nas bases de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares, entre 2019 e 2021.

De acordo com a Ministra, o recurso irá favorecer mais de 3,2 mil estabelecimentos em 1,7 mil cidades do país e destacou que é através dessas entidades que uma grande parcela da população tem acesso aos cuidados médicos, como procedimentos cirúrgicos e diagnósticos. Sendo que 60% dos atendimentos e internações de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde são feitas por hospitais filantrópicos.

O setor de Captação aproveitou para entregar ofícios de agradecimento por indicações de recursos de custeio na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; na mesma ocasião, foram entregues folders de apresentação e gestão da instituição aos assessores, além de convidá-los a visitarem o hospital.

O representante do setor de Captação de Recursos, Tiago Pedro com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin.