A Santa Casa de Misericórdia de Jales homenageou nesta quarta-feira (09) os professores e alunos do 3º modulo de Enfermagem da ETEC “Dr. José Luiz Viana Coutinho” de Jales, pelo serviço voluntário prestado durante o Projeto “Mutirão da Catarata” que faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF) do Ministério da Saúde.

Como funciona o programa: O paciente é agendado conforme a cota definida pela DRS-XV com base no CDR (Cadastro ); em seguida o paciente é atendido pelo médico que realiza os exames pré-operatórios e indica a cirurgia se necessário; o paciente realiza a cirurgia; após a cirurgia o paciente é orientado pela enfermagem e acompanhando na consulta de retorno.

O projeto foi realizado nesse ano de 2024 com início no mês de maio e finalização em agosto, sendo ofertado pela ofertados pela DRS-XV 250 consultas oftalmológicas, 1.200 exames e 200 facoemulsificações de lente dobrável, chegando ao resultado de 220 consultas feitas (88%) e 206 cirurgias de cataratas (103%), que teve o apoio dos alunos da Etec que auxiliaram na triagem, acompanhamento e orientações aos pacientes atendidos durante o mutirão.

Para o provedor Edson Roberto, foi muito importante a Santa Casa com a apoio do Estado receber esse projeto e junção das parcerias feitas para melhor atender os pacientes. “A todos nossos cumprimentos e agradecimentos pela participação, dedicação e empenho na realização desse mutirão que pode beneficiar mais de 200 pacientes a ter condições de voltar a ver claramente o belo Universo criado por Deus. Expresso uma profunda gratidão a todos envolvidos, desde os nossos colaboradores, aos oftalmologistas, os alunos da enfermagem por ajudar estes pacientes a tornarem este evento inesquecível. Obrigado!”

A entrega dos certificados aos alunos foi realizada no Centro de estudos do hospital com a presença do Provedor, Edson Roberto da Silva; vice-provedor, Guilherme Soncini; 2º vice-provedor, Antônio Cruz; gerente administrativo, Rafael Carnaz Prado; o diretor da Etec Jales, Willians Pizzolatto; a responsável pelo projeto Maita Barbosa, o diretor tesoureiro, Amauri Crus dos Santos; professores e alunos do curso Técnico de Enfermagem da Etec Jales.