A Santa Casa de Jales, único hospital geral do município, foi fundada há 60 anos, sendo referência para 16 cidades da região é hoje uma das poucas instituições filantrópicas, mesmo com todas as dificuldades, equilibradas financeiramente.

Em meados de agosto de 2018, a instituição realizou a primeira captação de múltiplos órgãos, envolvendo uma equipe INCOR de São Paulo, chefiada pelo Dr. Ronaldo Honorato, cirurgião cardiovascular, um dos médicos mais respeitados, que se fez presente para retirada do coração e elogiou toda infraestrutura do hospital e capacitação dos profissionais envolvidos.

Dados registrados no sistema hospitalar implantado na instituição apontaram que 98% dos usuários que procuraram o serviço de saúde foram resolvidos dentro da própria Santa Casa de Jales, e pouco mais de 2% foram transferidos devido a instituição não dispor da especialidade contratualizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Esses resultados estão inseridos no Portal da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS.

A Santa Casa de Jales está em busca de melhoria contínua para atender cada vez mais as necessidades da região que é referência.