Na segunda-feira, três de abril, a comissão de captação de órgãos da Santa Casa de Jales realizou a primeira captação total de órgãos na região de São José do Rio Preto por intermédio de um alvará judicial.

O advogado Dr. Leandro Montanari Martins apresentou um pedido de alvará judicial que foi encaminhado no domingo ao juiz de plantão da 3ª vara da Comarca de Jales, o Dr. José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba.

Todo o trâmite foi necessário pois a paciente apesar de em vida relatar o desejo de ser doadora de órgãos era preciso de uma autorização da família como pai, mãe ou filhos. Nesse caso, específico, a doadora não tinha parentescos de primeiro grau, algo muito raro de acontecer.

O coordenador da comissão de captação de órgãos da Santa Casa de Jales, Paulo Lima, relatou o processo de captação.

“Por meio de exames clínicos e radiográficos realizados por três médicos foi constatado a morte encefálica da paciente na tarde de sábado, desse modo ao verificarmos que a mesma era uma potencial doadora de órgãos a família foi notificada e aceitaram prontamente. O processo de busca de possíveis receptores compatíveis foi iniciado após o alvará judicial”, destacou Paulo.

A tia Emília Oliveira de Aparecida D’ Oeste destacou que a sobrinha gostava de ajudar as pessoas. “Eu era a parente mais próxima e ela sempre relatou esse desejo, até mesmo porque o primo dela já tinha recebido um fígado que salvou a vida dele”, relatou Emília.

Após os procedimentos judiciais realizados pelo advogado e de posse do alvará foi iniciado uma busca ativa por meio da central de captação de Ribeirão Preto, órgão regulador de possíveis receptores, desse modo a equipe foi acionada para a realização da captação dos rins, fígado e córneas.

De acordo com informações da comissão de captação de órgãos da Santa Casa de Jales já havia um paciente pronto para receber um dos órgãos e o procedimento aconteceu conforme o esperado e o mesmo passa bem.

Uma equipe de São José do Rio Preto esteve presente acompanhando todo o processo, bem como os médicos Dr.ª Eliana Nunes Tamashiro, Dr.ª Shirley Emico Fujihara, Dr.ª Gabriela Permigiani Zocca, Dr.ª Marlene Santos de Oliveira e Dr.º Ricardo Rodrigues Perbelini da Santa Casa que contribuíram na realização do procedimento.

A tia Emília Oliveira relatou o desejo da sobrinha em doar os órgãos e aguardou a liberação do alvará judicial

Equipe de São José do Rio Preto com a equipe de Captação de Órgãos da Santa Casa