Nesta segunda-feira (23) as colaboradoras da Santa Casa de Misericórdia de Jales, iniciaram a semana participando de um bate-papo com o médico Ginecologista e Obstetra, Dr. Carlos Gustavo Franco sobre Outubro Rosa, mês que tem como objetivo orientar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a primeira posição por mortalidade entre as mulheres em nosso país.

Para o Dr. Carlos Gustavo o diagnóstico precoce é de extrema relevância. “A importância do exame clínico, de imagem e o autoexame da paciente são fundamentais para um diagnóstico precoce, e sabemos que isso muda o tratamento da doença e sobrevida da paciente. Por isso, é importante que pacientes busquem o conhecimento disso, e que cheguem até elas os exames necessários. É com grande alegria que realizamos esse bate-papo com as nossas colaboradoras, frisando o diagnóstico precoce, e mais do que isso, lembrando da importância em manter um estilo de vida saudável, porque os fatores de risco que são mudáveis, como obesidade, sedentarismo, ingestão de álcool, tabagismo dentre outros, influenciam no desenvolvimento da doença. Desta maneira as mudanças positivas podem ser feitas, melhorando a qualidade de vida e saudável.”, completou o médico.

Fique atenta: Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Cuidar da sua saúde é o compromisso mais importante. Prevenir é um ato de amor com você.