Neste dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que tem como objetivo promover e incentivar a doação do alimento materno para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe.

A doação é importante pois, o leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, dispõe da UTI Neonatal que é abastecida com o banco de leite materno, e atende 16 municípios da região, entre outras cidades e estados, e está com estoque de leite abastecido até o momento.

De acordo com a Supervisora Assistencial, Ana Lúcia da Silva, mesmo com o estoque de leite estável na instituição é importante que as mamães continuem doando, pois a cada um pote de leite doado é possível alimentar 10 bebês prematuros por dia, ou seja, qualquer quantia mínima doada ajuda muito, e este é um ato de amor importante para todos os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Ana Lúcia ainda ressalta que a instituição disponibiliza os potes de vidros com tampa de plástico para as mães realizarem as doações durante a semana.

Para doar basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação, é necessário vir até o hospital trazer a carteirinha de gestação, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para a realizar o cadastro. Após o cadastro a mamãe pode optar pela retirada do leite na Santa Casa ou em sua residência. Depois da ordenha, o leite é congelado e encaminhado as segundas-feiras para Votuporanga (SP), local em que é realizado a pasteurização. Após este procedimento, o insumo volta para o hospital em Jales sendo disponibilizado aos bebês internados na UTI Neo.

As mamães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo telefone (17) 3622-5000 ramal 5045, para orientações e agendamento.