Na última terça-feira, 11 de junho de 2019, a Santa Casa de Jales participou do “2º Encontro de integração e apoio da Rede de Atenção à Saúde de Jales”, que reuniu as equipes do AME, da Atenção Básica (13 dos 16 municípios participaram), do CAPS, do Hospital de Amor, do SAMU, da Santa Casa e da UPA. O encontro teve como o objetivo estreitar o vínculo entre as equipes e contribuir para o fortalecimento do trabalho em rede, e contou com o apoio da Articuladora de Humanização, Ana Virginia Sossai, da Articuladora da Atenção Básica, Lígia Barreto, e da Apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS, Mara Ghizellini.

Tudo se deu início em um Coletivo de Humanização que ocorreu no DRS XV, em São José do Rio Preto, no mês de Março. Na ocasião os diversos serviços de saúde de Jales (Santa Casa, AME, Hospital de Amor e CONSIRJ) se encontraram e identificaram a necessidade de uma maior integração para trocar experiências, e então, foi realizado no mês seguinte o “1º Encontro de integração e apoio aos serviços de saúde”, no qual foi pontuada a relevância da participação da Atenção Básica nos encontros seguintes.

Neste 2° Encontro, foi destacada a importância da comunicação e do trabalho em rede para realizar o cuidado na integralidade, como é preconizado pelo SUS. Esse “cuidado na integralidade” requer mudanças por parte dos trabalhadores da saúde, que devem ofertar aos usuários também ações de prevenção, promoção e acompanhamento; por parte dos gestores, que devem apoiar a equipe na qualificação do cuidado; e por parte dos usuários, que devem conhecer e exercitar suas responsabilidades no processo de Produção de Saúde.

Houve ampla participação e envolvimento de todos, e como propostas de desdobramento foi pactuado manter os encontros bimestralmente, a proposta para o próximo encontro é que cada serviço apresente qual seu papel, como se dá o fluxo de acesso e quais são as responsabilidade de cada um.

Encontros como esse são momentos valiosos para fortalecer e qualificar ainda mais nosso trabalho.