O Ministério Público Federal em Jales, em conjunto com sete entidades da área da saúde da região, publicou uma Nota Pública para esclarecer a população sobre os problemas causados pelo não comparecimento a consultas e procedimentos agendados no Sistema Único de Saúde.

Índice demonstra que faltas a consultas sem aviso prévio (prática conhecida como absenteísmo), chegam a 30% em todo o país, prejudicando todo SUS. Não é possível agendar outra consulta para o horário não preenchido em cima da hora, gerando mais espera e demora no atendimento, que, em alguns casos, chegam a durar anos, conforme apura o Inquérito Civil da Procuradoria da República no Município de Jales.

O MPF e as demais entidades solicitam que os cidadãos que estejam impossibilitados de comparecer a consultas de exames, cancelem com 48 horas de antecedência.

Íntegra da Nota Pública

Faltar a consultas agendadas nos serviços de saúde pública causa demora e aumenta as filas O Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República no Município de Jales, em conjunto com as diversas entidades de saúde da região abaixo identificadas, informam que estão sendo estudadas e tomadas medidas para reduzir o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas, exames e cirurgias. No entanto, o MPF e as entidades alertam o público que quando o usuário do SUS falta às consultas por ele agendadas, a eficiência do serviço de saúde é prejudicada, uma vez que isso compromete a capacidade de marcação de consultas na unidade onde o ex ame estava previsto. Quando alguém falta à consulta marcada e não avisa com antecedência não é possível agendar outra pessoa para aquele horário_ o que aumenta o prazo para a realização daquela consulta naquela unidade de saúde, além de gerar gastos ao Pod er Público. Em todo o país, o índice de faltas a consultas sem aviso é de 30% (trinta por cento) 1 . As faltas prejudicam não só o atendimento na unidade onde a consulta estava agendada, mas todo o serviço de saúde. Isso acontece porque no SUS a ausência fica constando em sistema e toma o lugar de outro atendimento. Portanto, evit e faltar às suas consultas e se não for possível comparecer, faça o possível para avisar o quanto antes que não vai poder ir. Toda vez que uma consulta médica de especialidade é agendada, um grande esforço financeiro e humano foi investido para que isso o corresse. Lembre-se, o dinheiro da saúde pública vem dos impostos que você paga. Nesse contexto, o MPF e as entidades abaixo identificadas, orientam aos usuários do SUS que, além de manter o telefone e endereço atualizados, caso não possam comparecer às consultas e exames agendados, avisem com antecedência mínima de 48 horas no mesmo setor/local/telefone onde você agendou a consulta. Ao avisar antecipadamente da falta, outro paciente poderá ser atendido no seu lugar. O SUS é uma conquista. Valorize -o. Jales/SP, 12 de setembro de 2019.

PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM JALES (MPF)

AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DE JALES

CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REGIÃO DE JALES (CONSIRJ)

DRS XV – REGIONAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO