Quem passa pela Rua Um na lateral da Santa Casa de Jales deve ter surpreendido ao ver as condições da calçada que foi retirada para dar continuidade à reforma da cabine de força do hospital.

As obras que tiveram início no final do ano passado foram paralisadas por um tempo devido as condições meteorológicas e processos burocráticos. Em março o procedimento foi retomado e toda estrutura da calçada foi retirada devido os cabos de energia da cabine de força que passarão pelo local.

O engenheiro responsável técnico da Santa Casa, Laurentino Tonin Junior, explicou que a última grande ampliação física do hospital, aconteceu em 1997, quando foi implantando uma nova cabine de força complementando a existente. Ao longo desses 20 anos a demanda de energia da Santa Casa teve um aumento considerável, principalmente nas condições de melhoria de climatização e informatização o que veio a acarretar um aumento de carga no sistema instalado.

“Ao longo desse período a cabine de força antiga foi sendo desativada gradativamente, sendo que atualmente está sendo feita a interligação das duas cabines para que possa ser desativada a mais antiga que não  se encontra dentro dos padrões técnicos exigidos e com isto ampliando a  capacidade instalada da cabine mais nova, sendo que isso demanda um trabalho  de  cabeamento externo interligando as mesmas”, detalhou Laurentino.

O engenheiro lembrou ainda que não só a parte elétrica de interligação das cabines  serão executadas, mas a readequação do setor de urgência/emergência e também  pontos localizados das áreas de apoio do conjunto hospitalar.

De acordo com o administrador, Rafael Carnaz Prado, a reforma só está  acontecendo devido a liberação da emenda federal de R$ 500 mil do deputado  Edinho Araújo de 2014, que foi liberada no ano passado e que será repassada pelo  convênio de forma escalonada. “Essa verba estava carimbada para essa reforma, a  Santa Casa não está investindo recurso, até porquê a situação financeira da  instituição não é favorável tendo em vista que o nosso déficit mensal chega a R$  150 mil”, destacou o administrador.

O recurso é proveniente de um pedido realizado pelo ex-provedor e vice-prefeito da  cidade, José Devanir Rodrigues, o Garça, e também pelo ex-provedor, José Pedro  Venturini.