No último fim de semana a Santa Casa de Jales realizou a Captação de Órgãos de um paciente. Após a constatação de morte encefálica, seguindo protocolos, a Comissão de Captação de Órgãos da instituição identificou um possível doador de órgãos e tecidos.

De acordo com o enfermeiro Paulo Lima é sempre um desafio abordar a família quando o paciente não expressa seu desejo de ser um doador “Foi um caso atípico, mas depois de conscientizar os familiares que seria possível dar continuidade a outras vidas, eles ficaram sensibilizados e autorizaram realizar o procedimento.”

Em seguida a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos – CNCDO foi acionada para que os órgãos captados fossem destinados a possíveis receptores compatíveis.

A retirada dos órgãos estava programada para o domingo no período da manhã, mas devido ao risco eminente de morte da receptora do fígado, a Central entrou em contato com a Santa Casa de Jales comunicando que seria necessário realizar a captação ainda na noite de sábado, onde finalizou no domingo de manhã. Foram captados os rins, fígado e córneas.

O enfermeiro Paulo Lima destacou que mesmo com o procedimento tendo sido adiantado, a informação da CNCDO era que o fígado já havia sido transplantado e a receptora estava consciente e fora de perigo, algo que não tem preço, a possibilidade da continuidade da vida a alguém que está há tanto tempo em uma fila de espera, lutando para sobreviver.

O provedor Junior Ferreira parabenizou toda a equipe de colaboradores e médicos que não mediram esforços e trabalharam durante toda a madrugada para o sucesso de mais uma captação de órgãos “Quero agradecer imensamente o envolvimento de todos os profissionais que saíram de suas casas fora do horário de trabalho e vieram até a instituição por amor. Se não fosse essa união nada disso teria dado certo. Parabéns a todos.”